História da Páscoa
Origem da Palavra Páscoa
Do Hebraico Pessach, através do grego Paskha e pelo latim Pascha.
Histórico
A Páscoa é uma festa cristã anual que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É o dia santo mais importante da religião cristã, dessa festa dependem todas as datas móveis do calendário litúrgico, particularmente a quaresma, como é chamado os 40 dias de preparação para a festa começa na noite de quinta-feira santa e se conclui no domingo de páscoa, ela é preparada por 5 semanas de quaresma e uma última semana chamada semana santa, marcada por um grande número de práticas e ritos de tradição católica.
Muitos costumes ligados ao período pascal, originam-se dos festivais pagãos da primavera no hemisfério norte. Outros vêm da celebração do Pessach (Imolar e comer o cordeiro, segundo o rito prescrito para celebração da Páscoa Judaica, festa que comemora anualmente a saída do Egito).
Além do português em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamavam a festa de Pascua, os italianos de Pasque e os franceses do Pâsques.
Os Símbolos da Páscoa
Os Ovos
Os ovos representam a nova vida que retorna à natureza na época da páscoa. O costume de presentear ovos começou na antiguidade. Os egípcios e persas costumavam tingir ovos com as cores primaveris e os davam a seus amigos. Os persas acreditavam que a terra saíra de um ovo gigante.
Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa. Em alguns países europeus, os ovos coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos.
No século XIX, os ovos de confeito decorados com uma janela em uma ponta e pequenas cenas dentro eram presentes populares. Atualmente as crianças encontram ovos de chocolate ou “ninhos” de doces nas mesas na manhã de páscoa.
O Coelho
Uma lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em ninho para dá-los aos filhos como presente de páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é quem troce os ovos. No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da antiguidade o consideravam o símbolo pascal devido ao fato de a lua cheia do Equinócio da primavera, (21 de março, hemisfério norte) determinar a data da páscoa. Na Europa o coelho é símbolo da páscoa porque esta coincide com a primavera, sendo o coelhinho o primeiro a sair da toca, anuncia também a Páscoa.
Luzes, Velas e Fogueiras
São marcas das celebrações pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes se suas igrejas na sexta-feira da paixão.
Na véspera da páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e utilizam para acender todas as velas da igreja. Então acendem suas próprias velas no grande círio pascal e as levam para casa a fim de utiliza-las em ocasiões especiais.
Em muitas partes da Europa Central, é costume acender-se fogueiras no cume dos montes. As pessoas reúnem-se em torno delas e cantam hinos pascais.
Quando é Páscoa?
O dia da páscoa é o primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre no dia ou depois de 21 de março (data do equinócio).
Entretanto, a data da lua cheia não é real, mas a definida nas tabelas Eclesiásticas (a igreja, para obter consistência na data da páscoa decidiu, no conselho de Nicea em 325 d.C. definir a páscoa relacionada a uma imaginária – conhecida como a “lua eclesiástica”).
A quarta-feira de cinzas ocorre 46 dias antes da páscoa, e, portanto, a terça-feira de carnaval ocorre 47 dias antes da páscoa.
Com esta definição a data da páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a sequência de datas varia significativamente de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril.
De fato, a sequência exata de datas da páscoa repete-se aproximadamente 5.700.000 anos no nosso calendário gregoriano.
Para os curiosos, olhe as datas da páscoa até o ano de 2032.
Abaixo encontram-se as datas de, entre outras, Páscoa 2022 e Páscoa 2023.
Também pode ver em que data este dia festivo recai e quantos dias ainda faltam para esse dia.
A Páscoa no Mundo
Na China
O Ching-Ming é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.
Na Europa
As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rola-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.
Nos países da Europa Oriental como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia
A tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem-comportadas na noite anterior ao domingo de páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses “ninhos”.
Nos Estados Unidos
A brincadeira mais tradicional ainda é a “caça ao ovo”, onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a “caça ao ovo” é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.
No Brasil e América Latina
O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enche-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A “caça ao ovo” ou “caça ao cestinho” também é utilizada.